Notícias

-“Isso (a Posturologia) vai me deixar mais bonita?”


Faça o teste: em frente ao espelho como a supergirl e perceba como vai encarar o dia


No ultimo artigo falei sobre a postura como reflexo das emoções, se você não leu volte quinze casas, digo quinze dias. Seguindo essa linha de pensamentos faz todo sentido essa pergunta ali de cima, que recebi de uma paciente adolescente essa semana.

Claro que beleza é relativa e cada um tem a sua, muito além dos padrões impostos que tentam colocar todo mundo na mesma forma. Mas ultrapassando esses conceitos, não costumamos falar que beleza é atitude, autoconfiança, se sentir bem consigo mesmo?
Pois bem, andar com os ombros curvados, coluna arqueada além do senso estético ruim, nos traz também uma imagem de cansaço, tristeza, desânimo que não combina com atitudes de beleza.

Estudos já mostraram que a emoção gera uma postura, e nem é preciso estudo pra isso, não é? Fica fácil perceber que quando estamos tristes nossa postura é totalmente diferente daquele dia em que conquistamos algo que nos fez imensamente felizes e realizados, mas o que não é tão conhecido e divulgado é que a via inversa também é válida: Uma postura mantida gera uma emoção. Dúvida? Faça o teste, vai ser divertido! Se coloque na frente de um espelho na postura do “Superman”, braços abertos, mãos no quadris, peito aberto, coluna ereta, pode pular a parte da cueca por cima da roupa, e mantenha essa postura por alguns minutos no início do dia, e perceba como a sua maneira de encarar o dia será diferente.

Pensando na parte músculo esquelética, uma postura triste e curvada, tem baixa ativação muscular, pendurando o peso do corpo nos ligamentos, causando além de dores e desgastes, flacidez de grupos musculares como glúteos e abdômen, o que além de ir contra o senso estético também é disfuncional para o seu corpo.

Na Posturologia Neurosensorial, agimos na busca do reequilíbrio corporal, através de Terapia Manual que leva em conta o aspecto emocional e físico e de palmilhas posturais propioceptivas, num tratamento funcional e global.

 

Dra Denize Penteado
Fisioterapeuta, especialista em Posturologia Neurossensorial 
Doula em Pato Branco