Notícias

Dormência, formigamento e fraqueza na mão?

A Síndrome do Túnel do Carpo é uma compressão do nervo mediano na sua passagem no punho, na região chamada túnel carpiano ou túnel do carpo. 

A compressão deste nervo compromete sua função, por meio da alteração mecânica direta ou da restrição do fluxo sanguíneo, na membrana que o envolve.
Em caso de compressão por longo tempo, ou diversos movimentos dentro de uma mecânica inadequada, o nervo mediano começa sofrer alterações no seu local de passagem, gerando edema, e por isso seu espessamento, alterações químicas que diminuem sua condução de sinal para o músculo, causando os conhecidos sintomas progressivos de dor, sensação de formigamento, dormência, choque e finalmente enfraquecimento dos músculos supridos por ele.
Acomete a palma da mão, não apresentando sintomas no dedo mínimo e dorso da mão.
A dor geralmente se apresenta pior à noite, principalmente após uso exagerado das mãos durante o dia. Ela pode irradiar para a mão e também subindo pelo braço.
O pinçamento deste nervo pode ocorrer em outras partes do seu trajeto, desde a raiz primária na coluna cervical, na passagem do plexo braquial entre os músculos escalenos do pescoço, peitoral menor, na sua passagem entre a primeira costela e a clavícula. Pode haver um ou mais locais de compressão.
É então necessário liberar a passagem deste nervo em todo seu trajeto, investigando todos os movimentos do membro superior e as estruturas comprometidas que tenham relação com o nervo. Liberando sua passagem, os sintomas reduzem e a função da mão retorna à normalidade.
Mas atenção! Existem várias causas para a síndrome do túnel do carpo e para o sucesso do tratamento é preciso o diagnóstico diferencial. Existem situações, por exemplo, nas quais estes sintomas citados acima, acometem as duas mãos e a relação pode ser uma alteração do funcionamento do fígado.
É preciso avaliar o caso, considerando a pessoa como um todo, relacionando todas as estruturas com suas funções, a fim de realizar o diagnóstico mais certeiro e diminuir os "falsos positivos".
A Osteopatia é uma alternativa de tratamento conservador (sem cirurgia). Quanto antes diagnosticado, mais rápido o resultado.

Fisioterapeuta Elisangela Artifon
Crefito 8/157578-F
Atendimentos na Ativa Terapias
(46) 3025 5399 / 999812112 - whatsapp

Ou fale com a Dra. Elisangela, e tire suas dúvidas:
ela.fisioterapeuta@gmail.com
whatsapp 46 9 99379809