Artigos

8 VERDADES sobre a DOR LOMBAR que VOCÊ PRECISA SABER

Por muito tempo a população em geral e até mesmo profissionais de saúde acreditaram em informações equivocadas sobre a dor lombar (região mais baixa da coluna), as quais hoje sabemos, influenciam, negativamente a recuperação da dor, tornando-a incapacitante em muitos casos.

Os resultados das pesquisas sobre os mecanismos de dor vêm ajudando a modificar a compreensão da dor crônica entre os profissionais de saúde e desafiando muitas crenças no modelo antigo de manejo da dor.

Para facilitarmos a leitura, resumi em 8 principais verdades sobre essa dor tão comum, e em seguida comentaremos o ítem nº 1.

 

1 - DOR LOMBAR É COMUM

2 - POSTURA PERFEITA PODE NÃO EXISTIR

3 - EXAMES DE IMAGEM (raio-x, ressonância) RARAMENTE SÃO NECESSÁRIOS

4 - DOR MAIS FORTE NÃO SIGNIFICA MAIS DANO NA COLUNA

5 - REPOUSO E EVITAR ATIVIDADES NÃO AJUDA

6 - EXERCÍCIO É BOM E SEGURO

7 - SONO, ESTRESSE E MAU-HUMOR INFLUENCIAM NA DOR

8 - CIRURGIA RARAMENTE É NECESSÁRIA

 

DOR LOMBAR É COMUM

Oito em cada 10 pessoas experimentarão um episódio de dor nas costas durante a vida! É como ficar cansado ou triste. Não necessariamente gostamos, mas ocorre para quase todo mundo em algum momento da vida. O que não é comum é essa dor não melhorar, ou os sintomas piorarem com perda de força nas pernas de forma importante. A dor nas costas mais aguda (recente) é resultado de tensões, entorses simples e o PROGNÓSTICO (evolução do quadro) é EXCELENTE! Nas primeiras duas semanas do surgimento da dor, a maioria das pessoas relatam uma melhora significativa, tendo dados de que 85% das pessoas se recuperam TOTALMENTE em 3 meses. Apenas uma parcela pequena desenvolve problemas crônicos (permanentes) e incapacitantes. Então, ânimo! Busque sempre informação para que você possa buscar o melhor na resolução da sua dor!

 

FONTES: www.pesquisaemdor.com.br

https://www.independent.ie/life/health-wellbeing/15-things-you-didnt-know-about-back-pain-31367264.html

https://www.wcpt.org/news/low-back-pain-april2018

http://www.thelancet.com/series/low-back-pain

 

Os demais mitos serão comentados nas próximas semanas!

Acompanhe!

Um abraço,

Fisioterapeuta Elisangela Artifon

Crefito 8/157578-F